Muitas pessoas começam a trabalhar com o marketing digital, mas não entendem porque não têm sucesso.
Os artigos do blog nunca rankeam nos buscadores, as páginas têm poucas visualizações e o volume de vendas fica cada vez mais baixo, isso quando vende…
Você sabia que técnicas simples de SEO podem te ajudar a mudar o cenário do seu negócio e te trazer ótimos resultados?
Para te ajudar a entender melhor as técnicas de SEO separei este artigo.
É só continuar com a leitura.
Qual a importância do SEO?
A sigla SEO (Search Engine Optimization), que significa “otimização para mecanismos de busca” é um conjunto de estratégias que visa melhorar o posicionamento de um site nas páginas orgânicas de buscadores como o Google.
Ou seja, se você aplicar as técnicas de SEO, possivelmente seu site ficará entre os mais bem colocados nos buscadores e isso trará benefícios para o seu negócio como:
- Aumento de tráfego no seu site;
- Reconhecimento como autoridade no seu nicho;
- Crescimento de vendas;
- E muitos outros.
Porém para isso, são necessárias algumas ações estratégicas, que você entenderá melhor nos próximos tópicos deste artigo.
Como escolher a melhor palavra-chave?
A escolha da palavra-chave para fazer um artigo é um ponto importante, isso porque é através dela que as pessoas se sentirão atraídas para consumir seu conteúdo (ou não).
É importante que você entenda que existem dois tipos de palavra-chave, as de cauda curta (mais genéricas) e as de cauda longa (mais específicas), em uma boa estratégia de SEO é que você mescle ambas em suas publicações.
Por exemplo, vamos supor que você trabalhe com o nicho de emagrecimento.
Fiz uma pesquisa no ubersuggest e descobri que a palavra-chave “emagrecimento” tem mais de 110.000 buscas por mês, seria incrível que todas essas pessoas encontrassem o seu site e comprassem de você né?
Claro!
Mas concorda que por haver tantas buscas há muito conteúdo na web disputando por essa palavra-chave?
Agora imagine se você fizer um artigo com as palavra-chave “como emagrecer 5 quilos em 3 dias”, ela tem apenas 1.000 buscas por mês.
Nota como ao ser mais específico e usar palavra-chave de cauda longa você diminui a quantidade de concorrentes e fica mais simples chegar nas primeiras posições do Google?
Para ter um bom SEO, também é importante que você insira a palavra-chave em lugares específicos no artigo como:
- Título, de preferência no início;
- Logo no início do artigo;
- No primeiro subtítulo;
- No decorrer do texto, de forma harmônica;
Use essas técnicas e e veja a diferença no rankeamento dos seus artigos nos buscadores.
Tamanho é documento?
Uma das técnicas de SEO, diz que quanto maior o artigo, mais bem rankeado ele ficará, porém é importante salientar que há controvérsias.
Pense da seguinte forma, os buscadores querem entregar o melhor conteúdo para o usuário, por isso, os boots do Google vasculharão a internet em busca do artigo mais completo para aquele assunto, e sim, muitas vezes são conteúdos extensos.
Porém, os buscadores estão cada vez mais inteligentes, não adianta fazer um conteúdo longo e “encher linguiça”, é importante solucionar a dor do usuário, entregar todas as informações que ele precisa, porém, sem enrolação.
No item anterior por exemplo, citamos que as palavra-chave devem ser repetidas ao longo do texto, porém antigamente algumas pessoas usavam de má-fé e deixavam os artigos totalmente sem nexo apenas para rankear através da repetição das palavras, por um tempo isso funcionou, mas hoje seu site pode ser penalizado se decidir fazer isso.
Foque no conteúdo que terá ótimos resultados!
Tenha backlinks:
Para você ter uma ideia de como o Google preza pela experiência do usuário, uma ótima técnica de SEO é usar backlinks, ou seja, incluir links para outros sites no seu artigo, de preferência no mesmo nicho que você atua.
Continuado com o exemplo do nicho de emagrecimento, você pode falar dos riscos relacionados a obesidade em um conteúdo e fazer um link da palavra “diabetes” para o site tua saúde, que é referência nesse segmento.
O Google entenderá que você está ajudando o leitor a saber mais sobre o assunto através dessa interação, é como se você dissesse para o usuário, “esse site tem um ótimo conteúdo sobre esse tema, visite-o para entender mais”.
Apenas tome cuidado para os links que for apontar, já que o buscador faz uma espécie de ligação entre o seu site e o site que está indicando, por isso de preferência a sites conhecidos e se possível oficiais.
Também fique atento nas configurações do seu blog para que abra uma nova guia para o usuário, assim ele poderá ver o conteúdo do parceiro sem sair do seu site.
A internet é uma rede de conexões por isso, além de apontar para outros sites, também é essencial que você crie parcerias para conseguir que outros sites apontem para o seu.
Faça artigos com escaneabilidade:
Já notou que a maioria dos artigos que você encontra na internet são textos gostosos de serem lidos?
Não há parágrafos muito grandes, há subtítulos, imagens, frases em negrito, bullet points, a informação vai direto ao ponto mas nunca é algo tão difícil de compreender.
Na verdade, essa é uma técnica, para que as pessoas se interessem pela leitura e consigam entender o texto com uma breve “passada de olhos”, usar essa estratégia faz com que as pessoas passem mais tempo no seu site, o que pode gerar conversões e vendas.
Preze pela consistência:
De nada adianta você usar todas as técnicas de SEO que mencionamos neste artigo, se não houver consistência na criação de conteúdo para o seu site.
Publique pelo menos um artigo por semana, para o buscador entender que você é uma empresa séria e que ele pode te dar autoridade no nicho que você atua.
A consistência é uma das características mais importantes e que determinarão se você terá sucesso em suas estratégias de marketing digital, ou não.
Conheça bem seu público-alvo, entenda suas dores e faça artigos para ajudá-los a resolver seus problemas, as técnicas são ótimas, mas lembre-se sempre que quem comprará o seu produto são pessoas e é para elas que você deve trabalhar.
E você?
Que técnicas de SEO usa em seu site?
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Post sensacional! Adorei o conteúdo!